quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dia de Santo Ivo: Padroeiro dos Advogados


Hoje, dia 19 de maio, comemoramos o Dia de Santo Ivo, o Padroeiro dos Advogados.

Graças a Deus temos um Santo a olhar por nós, temos um padroeiro. Realmente, precisamos que Santo Ivo olhe por nós!

Mas quem foi Santo Ivo? Em uma breve pesquisa pela internet, verifiquei que Santo Ivo era um Frade Franciscano, nascido em 17 de outubro de 1253 na Bretanha, França e falecido em 19 de maio de 1303, portanto, há 706 anos.

E o que fez o Santo Padroeiro dos advogados? Consta que Santo Ivo nasceu na Bretanha, França, e foi em Paris que mostrou o brilho da sua inteligência, no estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito. Ivo de Kermartin, ao voltar à sua terra natal, aceitou o encargo de ser juiz do tribunal eclesiástico, por onde passavam as questões mais espinhosas. Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador desfazia as inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam a questão. A defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de “advogado dos pobres”, um título que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote, e ao construir um hospital, onde cuidava dos doentes com as suas próprias mãos.

Na verdade, Santo Ivo não é exclusivamente o Padroeiro dos advogados, mas também dos procuradores, juízes, juristas, notários, órfãos e abandonados.

A Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, promove hoje uma missa em homenagem a Santo Ivo, na Igreja de Santo Ivo, em São Paulo e, ao que me consta, a única Igreja que homenageia o nosso Santo no Brasil.


Oração de Santo Ivo:


"Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da Justiça. Vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar, maravilhosamente, os postulados da Justiça e o imperativo do amor Cristão, assiste, iluminai, fortalecei a classe jurista, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que, os seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, propostos todos os interesses subalternos e toda sujeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da Justiça e do mal. Olhai, também, para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar vosso exemplo e imitar as vossas virtudes. Exercei, junto ao trono de DEUS, vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso patrocínio."

Que essas palavras cubram a todos no ofício de advogado no mister de cooperar com a sociedade em busca da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário