quinta-feira, 20 de maio de 2010

Flor de sal nacional começa a ganhar espaço no mercado brasileiro

A flor de sal é um detalhe da gastronomia. Um sofisticado detalhe, ainda desconhecido de muita gente. Para os amantes dessa iguaria, até há bem pouco tempo só se encontravam no mercado brasileiro, normalmente em delicatessens, produtos franceses e portugueses. Mas agora, alguns supermercados do eixo Rio-São Paulo também começam a vender a flor de sal Cimsal, produto genuinamente brasileiro, extraído das salinas de Mossoró (RN).


A Cimsal começou a produzir a flor de sal em 2006, com distribuição para lojas especializadas em alimentos finos e dirigida a clientes que agregam valor a uma boa gastronomia. De lá para cá o mercado tem-se ampliado. Segundo Roberto de Freitas, coordenador comercial da salina Cimsal, “para cada 80 quilos de sal, um quilo de flor de sal é retirado da camada superficial das salinas, manualmente, com auxílio de um rodo específico”. Em seguida, os finos cristais são armazenados em um cesto que fica exposto ao sol para secar, passa por análises e é envasada, em potes de 150 e 350 gramas.

A flor de sal “A flor de sal não é beneficiada, por isso contém todos os nutrientes da água do mar, como magnésio, iodo e potássio", informa Roberto. Para a formação dos cristais, é necessário muito sol e vento permanente, além de terras salinas. A colheita é realizada nove meses por ano, com exceção do inverno, quando chove. No verão, os de cristais de sal se formam em cima das águas das salinas para criar a flor de sal.

Diz-se que a flor de sal começou a ser extraída pelos celtas há cerca de 2 mil anos. Ela é colhida manualmente no momento propício. Sem sofrer qualquer tipo de processamento, é colhida e embalada artesanalmente depois da coleta. É uma fonte natural de potássio, cálcio, cobre, zinco e magnésio. O nome flor de sal vem do aroma de violeta quando este seca. Devido à sua textura fina, crocante e seus grãos irregulares, a flor de sal exalta o sabor da comida. Sua aplicação na cozinha, como toque final, valoriza o gosto da comida.

Um comentário:

  1. Adorei esta reportagem gostaria muito de saber qual a diferença entre a flor de sal e o sal orgânico obrigada.

    ResponderExcluir