terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pesquisa OAB-RN

O candidato à reeleição à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seccional do Rio Grande do Norte (OAB/RN), Paulo Eduardo Teixeira, teve a maioria das intenções de votos (50,94%) de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Certus, a pedido do atual presidente da OAB. Em segundo lugar ficou a candidata da Chapa 2 Lúcia Jales com 25,63% das intenções de voto, seguida por Josoniel Fonseca com 10,63%. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de outubro, nos municípios de Natal e Mossoró, e foram ouvidos 320 advogados, dos 5.892 inscritos na OAB, aptos a votar.

O candidato Josoniel Fonseca é o que apresenta a maior rejeição. De acordo com a pesquisa, ao serem questionados em qual candidato não votariam de jeito nenhum, Josoniel obteve 23,13%, sendo 23,24% em Natal e 22,78% em Mossoró. Lúcia Jales teve média de 12,50% de rejeição, sendo 12,03% em Natal e 13,92% em Mossoró. O atual presidente da OAB/RN, Paulo Eduardo teve índice de rejeição de 9,69%, desses, 15,19% em Mossoró e 7,88% na capital.

Os entrevistados também foram questionados sobre a avaliação da atual gestão da OAB/RN. Dos 320 pesquisados, 17,81% avaliam como ótima a atual gestão, 45,94% consideram boa, 30,63% regular, 1,56% acham ruim e 1,25% avaliam como péssima.

O candidato à reeleição, Paulo Eduardo Teixeira disse que os números da pesquisa refletem o trabalho realizado nos últimos três anos. “Vejo esse resultado com serenidade. Ele demonstra que nos últimos três anos realizamos um bom trabalho à frente da OAB/RN e que nossas propostas estão sendo bem aceitas pela classe”, disse Paulo Teixeira.

A candidata da Chapa 2, Lúcia Jales, avaliou como positivo o resultado da pesquisa. “O resultado dessa pesquisa foi muito bom porque começamos a trabalhar nossas propostas há 15 dias. Em se tratando de uma pessoa que nunca se candidatou e na primeira pesquisa já obteve 25% das intenções de votos, é bastante interessante”, disse Lúcia Jales.

Josoniel Fonseca, representante da Chapa 3, achou estranho o percentual de rejeição apresentado pela pesquisa. Outras avaliações mostraram um índice de rejeição quase zero da sua pessoa. “A pesquisa é o retrato de um momento, por isso não é indicativa de um resultado final e pode ser modificada. Tenho outras pesquisas que mostram um índice de rejeição praticamente zero, bem diferente do material da Certus. Começamos a trabalhar na última sexta-feira e esses números não refletem a realidade que estamos vendo”, disse Josoniel.

A eleição dos novos membros da OAB/RN está marcada para o dia 20 de novembro e terá três candidatos. Os novos membros eleitos vão presidir a instituição no triênio 2010/2012.

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui mais de oito mil advogados inscritos na OAB, mas apenas 5.892 estão aptos a votar. Em Natal, principal colegiado, são 4.894 eleitores. Além da capital, cinco municípios representam as subsecções da instituição: Assu, Caicó, Macau, Mossoró e pau dos Ferros.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário