quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bancários da CEF e do BNB não aceitam orientação do comando nacional e mantêm greve em Mossoró

O comando nacional dos bancários e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) decidiram ontem, por maioria dos representantes, orientar as assembleias regionais a aceitarem a nova proposta apresentada pela Caixa na negociação que, entre outros pontos, vai aumentar em cinco mil o número de empregados até o final de 2010. Além disso o banco vai conceder abono de R$ 700,00 que será pago na folha de janeiro de 2010, e dar um reajuste de 6%. Segundo o comando, este índice representa um aumento real de 1,5% em relação à inflação calculada pelo INPC entre 1º de setembro de 2008 e 31 de agosto de 2009, que foi de 4,44%.

Mas em Mossoró a assembleia realizada ontem à noite votou pela manutenção da paralisação, pois a categoria quer um aumento de 10%, e não aceita os 6%.

Entretanto, segundo o comando de greve, este foi o sexto ano seguido em que a categoria conseguiu aumento acima da inflação. Outra conquista foi a criação e implantação dos comitês de acompanhamento da rede credenciada do Saúde Caixa e dos comitês regionais para mediação de conflitos no trabalho, e de medidas que melhoram as condições de saúde e combatem o assédio moral. Também foi mantida em 15% a taxa da Participação do Lucro Real, que os banqueiros queriam reduzir para 5,5%. Já os dias parados em função da greve serão compensados com prestação de jornada suplementar até o dia 18 de dezembro. Já a ampliação do quadro funcional, que vai aumentar de 82 mil para 87 mil empregados até o final de 2010 deverá refletir numa melhoria no atendimento ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário