terça-feira, 21 de setembro de 2010

Semana Nacional de Trânsito é aberta com destaque para o uso do cinto e cadeirinha



A Semana Nacional do Trânsito 2010 de Mossoró foi aberta na tarde de ontem, com uma solenidade no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI). Participaram os representantes de órgãos de trânsito da cidade e do Estado. O evento contou com a presença do grupo de teatro do Detran de Natal e de alunas do Colégio Menino Deus apresentando uma coreografia e música sobre conscientização no trânsito e ainda a execução do Hino Nacional Brasileiro depois da composição da mesa pelas autoridades.

Este ano, a Semana traz como temática "Cinto de Segurança e Cadeirinha Salvam Vidas". O representante do Detran, Ferdinando Moura, disse que a campanha pretende universalizar a adesão ao cinto para todos os ocupantes do veículo. "É necessário que cada um faça sua parte. Para isso, devemos educar os jovens e principalmente as crianças", cita.

O titular da Gerência Executiva de Trânsito (GETRAN) falou em união dos órgãos de trânsito para chamar atenção sobre a importância da segurança. "Desde 1998 o uso do cinto passou a ser obrigatório no Brasil, no entanto, mesmo 12 anos depois vemos que as notificações ainda são muitas", disse Walter Pedro.

O secretário explicou que a Semana tem um primeiro objetivo que é educar a sociedade e só então fiscalizar e punir quando necessário, "mas sem deixar de estar orientando às pessoas", completa Walter.

Em relação à última campanha nacional, o gerente explica que em 2010 o tema está voltado ao veículo, enquanto ano passado esteve ligado à questão dos pedestres. "É observado, inclusive pelo Denatran, que ainda há muito descumprimento do uso do cinto. Em relação às cadeirinhas, foi constatado um grande número de óbitos de crianças que se envolviam em acidentes. Estamos fazendo essa Semana do Trânsito para chamar atenção da sociedade para a importância do uso desses equipamentos", explica.

No mês de setembro, os agentes de trânsito do município e do 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), mesmo com determinação para multar os motoristas que estejam transportando crianças irregularmente, preferem realizar um trabalho de conscientização entre os condutores. Porém, no mês de outubro, os motoristas que forem flagrados levando crianças sem o equipamento serão notificados.

ATIVIDADES – Serão realizadas palestras, cursos, blitze educativas, atividades em escolas e empresas até sábado, 25, com a participação do Detran, Programa Norte-rio-grandense de Educação de Trânsito (PNET) de Mossoró, Ciretran, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Getran, Petrobras, Sesi, Senai, DPRE, 4ª Departamento de Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal.

Extraído da Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário