terça-feira, 27 de julho de 2010

TJ inaugura novo fórum de Caicó



Os caicoenses já podem desfrutar de toda funcionalidade e conforto de um dos maiores fóruns interior do estado. O Fórum Municipal Amaro Cavalcanti segue o modelo padrão de todos as sedes da justiça adotado nas demais comarcas, porém, tem dimensões bem maiores para abrigar todas as varas e juizados daquela Comarca Pólo do Seridó. Como reconhecimento à enorme contribuição que deram à justiça do Rio Grande do Norte, o Tribunal de Justiça homenageou dois grandes juristas potiguares, Amaro Cavalcanti e Siloé de Oliveira Capuxú, este último emprestando seu nome ao Salão do Júri. 

Após o descerramento da placa, do letreiro do Salão do Júri e das bênçãos do pároco Ivanofi da Costa Pereira, a juíza da 3ª Vara de Família de Natal, Berenice Capuxu de Araújo Roque abriu os discursos falando em nome da família do homenageado. Após resgatar a trajetória de vida e de traçar o perfil profissional de Siloé de Oliveira Capuxú, a juíza agradeceu à homenagem dizendo que, se fosse vivo, seu pai teria 84 anos de vida e estaria exultante de alegria. Ao final, ela destacou uma frase sempre usada pelo pai: “O direito não socorre aos que dormem”. 

O advogado Olavo Roque expôs a rica biografia de Amaro Cavalcanti e disse que ele foi um homem brilhante, de grande saber jurídico, com projeção nacional. Ocupou diversos cargos públicos de grande relevância e escreveu inúmeras obras literárias. “Sua biografia está registrada na biblioteca do Senado Federal”, revelou. 

O juiz diretor do Foro, José Vieira de Figueiredo Júnior iniciou seu discurso fazendo uma saudação especial aos servidores da Comarca de Caicó, destacando o trabalho incansável de sua equipe. Caicoense de nascimento, dr. Vieira Júnior não escondia a satisfação em poder inaugurar um moderno equipamento destinado aos seus conterrâneos.  

Ele destacou ainda a contribuição do desembargador Osvaldo Cruz (que lançou a Pedra Fundamental), que envidou esforços para a construção do prédio, assim como o interesse do atual presidente, desembargador Rafael Godeiro para ver a obra concluída. Ele agradeceu ainda ao apoio da prefeitura local. 

Já o prefeito Rivaldo Costa disse que aquela obra é a realização de um sonho idealizado por muitos. Ele relembrou a luta de todos para dotarem Caicó de um fórum condigno às necessidades de seu povo. “Esta é a obra mais nobre de Caicó. Aqui está edificado o templo da Justiça!”, disparou. Finalizou ressaltando que todos os desembargadores têm sua parcela de contribuição. 

O controlador geral do Estado, José Pegado do Nascimento, representou o governado Iberê Ferreira de Souza na solenidade e disse que aquele evento era singular. Para ele, a Justiça do Rio Grande do Norte vive uma evolução e modernização, trazendo mais transparência para o cidadão. “Este prédio é condigno com a população e isto é animador para todo o futuro de nossa sociedade”, elogiou. Ele destacou ainda a independência financeira da justiça que faz com que o TJ já inaugure o 26º fórum de comarcas do interior. 

O presidente Rafael Godeiro falou da satisfação de entregar mais um fórum, construído com recursos próprios (Fundo de Desenvolvimento da Justiça-FDJ), o que demonstra a boa aplicação dos recursos para a instrumentalização da justiça. Mesmo assim, ele ressaltou o apoio recebido do Poder Executivo Estadual e Local para a construção dos fóruns (geralmente o executivo doa o terreno com a autorização do legislativo). O presidente disse que o modelo é único, mas o fórum de caicó é ampliado devido as necessidade daquela Comarca.

Fonte TJ-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário