quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

FARMÁCIA TEM QUE TER FARMACÊUTICO

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) informa que recomendou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que encaminhe ao Conselho Regional de Farmácia no RN (CRF/RN) todas as infrações constatadas em farmácias e drogarias que não possuem farmacêutico, devidamente inscrito no CRF, durante todo o horário de funcionamento.

O objetivo da recomendação é dar cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2005 com o fim de garantir, a partir de abril próximo, a presença de referido técnico nos estabelecimentos. O compromisso foi assinado por diversos órgãos e entidades, entre os quais, a SMS e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Rio Grande do Norte (SINCOFARN).

Antes as farmácias e drogarias necessitavam apenas ter um farmacêutico como responsável, mas esse profissional sequer andava nos estabelecimentos. É tanto que um profissional era responsável por várias farmácias. Agora a coisa mudou.

4 comentários:

  1. Para que esta lei não fique somente no papel tem que haver uma fiscalização intensa pois infelismente na área farmacêutica ainda existem profissionais que se submetem a salários inferiores ao piso da classe para constar no papel e driblar a fiscalização, sem falar em certos proprietarios que estão criando um novo horário ficticio (por exemplo fechando em horário de almoço...) o conselho CRF/RN tem que ficar atento a estas especulações e no meu modo de pensar farmacia tem que ser vista como um estabelecimento de saúde e jamais pode fechar em horário de almoço...

    ResponderExcluir
  2. idiota! os farmaceuticos que estiverem trabalhando vao passar o dia sem almoçar? pois se ele tem que estar la e se a farmacia nao pode fechar entao ele nao vai almoçar.Se orienta imbecil pensa antes de escrever.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de informar a pessoa anônima,que no horário do almoço do farmacêutico deve ter um farmacêutico substituto.E que antes de chamar alguem de idiota, procure se informar sobre o assunto.Seu Leigo!
    Parabéns, André Santa Rosa pela divulgação e empenho para ajudar a classe farmacêutica e a sociedade que é vítima constante dessas farmácias que infrigem a lei 5.991/73.

    ResponderExcluir
  4. Colocar um farmaceutico substituto para cobrir o horário de almoço de outro farmaceutico, implica em pagar mais um piso para a categoria, que significa ser inviável economicamente para uma drogaria. Não adianta pensar isolado, tem que ver todas as implicações....

    ResponderExcluir