quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mossoró conta com local de acesso gratuito à internet

O primeiro ponto de acesso gratuito à internet sem fio, através do programa Internet para Todos, já está em funcionamento em Mossoró. A área contemplada é a Praça de Convivência e o serviço está disponível desde o sábado passado, 30, conforme informou o coordenador de Operações de Tecnologia no Rio Grande do Norte, Carlindo Pereira de Lima.

Ele explica que o local conta com duas torres, cujo alcance, normalmente, é de 100 metros a contar do ponto central da antena. Quanto à localização da antena responsável pela emissão do sinal, Carlindo Pereira de Lima prefere não comentar, para evitar que o dispositivo seja alvo de atos de vandalismo. Ele menciona, no entanto, que a localização permite um bom acesso no trecho onde estão localizados os bares e restaurantes e que também pode ocorrer de algumas pessoas que moram nas proximidades terem acesso à internet, através da rede sem fio.

De acordo com o coordenador, o objetivo do programa é oferecer acesso às pessoas mais carentes. Ele menciona que há previsão de instalação das antenas em outros pontos da cidade, inclusive, próximo a centros de inclusão e locais públicos onde haja concentração de pessoas. No entanto, de acordo com Carlindo Pereira, o total de locais que receberá as antenas ainda não é possível determinar, pois vai depender de um estudo da geografia da cidade.

Carlindo Pereira explica que está havendo muita confusão por parte da população com relação ao funcionamento do programa. Segundo ele, para terem respostas às suas dúvidas, as pessoas devem acessar o site do programa, através do endereço eletrônico www.internetdetodos.rn.gov.br.

De antemão, o coordenador adianta que uma das dúvidas mais frequentes diz respeito à velocidade. Ele explica que a central disponibiliza um mega de acesso, porém, a velocidade varia de acordo com o número de pessoas que estejam acessando a rede em determinado momento.

"O importante é que nós estamos conseguindo cumprir os prazos", diz o coordenador. Ele informa ainda que esta semana, a central de operações inicia a instalação de duas outras antenas na área da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A intenção da equipe, segundo Carlindo Pereira de Lima, é "iluminar" toda a área, melhorando a cobertura na universidade, que já conta com a conexão sem fio, mas que terá maior alcance.

Ele menciona ainda que a coordenadoria Operações de Tecnologia no Rio Grande do Norte é responsável pela instalação e manutenção das antenas, porém, como a mesma se localiza em Natal, firmou um convênio com a Uern para que os técnicos da universidade assumam a manutenção dos equipamentos.

De acordo com o pró-reitor de Administração da Uern, Severino Neto, a manutenção é simples e não demandará despesas por parte da instituição. Ele menciona que a disponibilização dos técnicos da universidade é uma forma que a Uern terá de ajudar.

Já no que se refere à instalação de antenas na área onde se localiza a universidade, Severino Neto explica que o acesso à rede dentro da universidade, que já existia de forma isolada em alguns pontos, será ampliado. "Em termos de Uern é muito bom, muito interessante", diz ele, acrescentando a cobertura das antenas irá atingir uma área aproximada de 300 metros, de forma que professores e alunos poderão acessar a internet com mais facilidade.

Outra vantagem mencionada pelo pró-reitor de administração é o fato da Uern não está gastando nada com a instalação das antenas.

Extraido: Gaxeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário