terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Presidente da OAB critica o novo Código de Processo Civil.

O Presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, criticou o novo Código de Processo Civil (CPC), dizendo que o mesmo concentra poder na mão dos juízes para punir advogados.
Segundo o presidente da Ordem, “A reforma define punições para advogados, mas não estabelece penalidade para magistrados na demora de apreciação de processos, por exemplo.”
O jornal A Folha de São Paulo, publicou uma matéria no domingo (5) comparando o antigo CPC e com o novo. Os pontos levantados pelo jornal são:
Código de Processo Civil
Como era Como deve ficar
Processos semelhantes são julgados por diferentes juízes, que podem dar decisões muito díspares.PROCESSOSHaverá mecanismo de demandas repetitivas, para uniformizar decisões em 1ª instância em causas com muitas pessoas.
Hoje não há ordem cronológica.ORDEMOrdem cronológica precisará ser seguida nos julgamentos.
Emenda constitucional que estabelece o divórcio direto, aprovada neste ano, deixou lacuna sobre a questão.DIVÓRCIOFicará claro que não existe mais ação de separação e que valerá somente o divórcio direto.
Hoje a intimação cabe ao judiciário.TESTEMUNHASSerão intimadas pelos advogados.
A regulamentação vigente, de 1939, é considerada ultrapassada.SOCIEDADEFicará regulamentada a ação de dissolução de sociedade (quando ela for desfeita).
FONTE: A Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário