sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Faculdade é lançada com anseio para novos cursos

A Diocese de Mossoró lançou ontem oficialmente a Faculdade Diocesana de Mossoró (FDM) com a possibilidade de abertura de novos cursos. Por enquanto, a faculdade contará apenas como curso de bacharelado em Teologia.


"O curso de Teologia é só o primeiro. Uma das possibilidades é o curso de Comunicação social. A diocese possui uma rádio, e a cidade tem um mercado amplo nessa área", destacou padre Sátiro Cavalcante Dantas, diretor da faculdade.

O curso superior de Teologia da FDM será mantido pela Fundação Santa Terezinha, sendo autorizado pelo Ministério da Educação através da portaria 839, em 25 de junho deste ano. "A diocese completou 75 anos em 2009 e esse curso veio justamente para completar o que faltava em Mossoró. Dentro do grande número de universidades que a cidade possui, essa nos dá capacidade de avaliar a fé e a razão", destacou o bispo Mariano Manzana.

A gerente executiva de Educação Ieda Chaves destacou que a faculdade recebeu duas comissões do Ministério da Educação, que trouxeram algumas exigências como: pelo menos um terço do corpo docente com formação na área, um terço com títulos de pós-graduação, além de um projeto político pedagógico e uma infraestrutura destacando a biblioteca, que deve oferecer um exemplar para cada grupo de dez alunos. "Nós acompanhamos as comissões e podemos garantir que a faculdade está dentro dos padrões do Mec", disse Ieda Chaves.

Padre Sátiro citou ainda que o bispo Mariano Manzana está aguardando do governo a devolução das instalações da Escola Cardeal Câmara, que funciona do complexo do Colégio Diocesano, para que esta seja adaptada como sede própria da FDM. "Já temos uma maquete que mostra como serão as futuras instalações. A intenção do bispo é que fique tudo dentro do complexo do Diocesano", disse o padre.

O coordenador do curso de teologia, padre Flávio Augusto destacou que a maioria dos professores é de mestres e doutores, vindos de Natal, Fortaleza, Caicó, alguns de Mossoró e outros que ainda estão fazendo preparação em Roma. "Nesse primeiro ano seremos eu e mais dois padre de Mossoró, além de outros de outras cidades. Mas futuramente chegarão mais professores", destacou.

Nesse primeiro ano, a prioridade para as vagas iniciais é para aqueles que passaram via processo seletivo, mas a partir de 2011, surgindo vagas, pessoas que já são formadas em outros cursos podem entrar através do reingresso. "Acho que de início não vai haver procura, por não ser uma profissão reconhecida. Mas a partir do segundo ano de instalação, os interessados já formados podem reingressar aproveitando as disciplinas já cursadas", disse padre Sátiro.

O CURSO — A duração do curso de Teologia será de quatro anos, com a carga horária de 3.600 horas. Serão 80 vagas iniciais, sendo 40 para ingresso no primeiro e 40 para ingresso no segundo semestre letivo de 2010.

As inscrições já poderão ser feitas do dia 1º ao dia 23 de dezembro, das 14h às 20h, na secretaria da Faculdade Diocesana, nas instalações do Colégio Diocesano Santa Luzia. A taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 deverá ser depositada no Banco do Brasil, agência 0036-1, conta-corrente 67.458-3, durante os dias de inscrição.

No ato da inscrição, o candidato deverá entregar os duas fotos 3x4 recentes, além dos documentos como: comprovante do pagamento da taxa de inscrição, ficha-requerimento de inscrição devidamente preenchida e assinada, contendo respostas para os questionários socioeconômico e cultural, copia do documento de identidade e CPF autenticadas e legíveis.

As provas serão aplicadas nos dias 09 e 10 de janeiro de 2010, das 8h às 12h, na Faculdade Diocesana. O acesso do candidato ao local de realização das provas será das 7h15 às 7h45.

A matrícula dos aprovados será realizada nos dias 08 e 09 de fevereiro. O início das aulas será em primeiro de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário