domingo, 31 de outubro de 2010

TSE comemora apuração com recorde mundial na divulgação do resultado

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, comemorou o novo recorde mundial de apuração do resultado da votação e votos nas eleições presidenciais 2010. Com base em um boletim de apuração apresentado às 20h04, com 92,23% das urnas apuradas, o presidente da Corte Eleitoral anunciou a vitória matematicamente constatada de Dilma Rousseff (PT) para a presidência da República, com 55,39% dos votos válidos contra 44,61% dos votos até então obtidos por José Serra (PSDB).

Nas eleições Gerais de 2002 o resultado foi divulgado às 23h, enquanto que nas eleições de 2006 o resultado da eleição presidencial foi concluído às 21h30, lembrou Lewandowski. Para o presidente do TSE, o resultado foi considerado um sucesso do sistema eleitoral, um avanço de uma tecnologia genuinamente brasileira.

“É uma realização fantástica, que causa orgulho ao povo brasileiro. Uma hora depois do fim da votação já temos os resultados, o que pacifica o país, por mais que tenha sido acirrada a disputa no segundo turno”, disse o ministro Ricardo Lewandowski. Sobre a possibilidade de reduzir ainda mais o tempo entre a totalização e a divulgação dos resultados das eleições, o ministro disse que a Justiça Eleitoral está sempre investindo no aperfeiçoamento da tecnologia que utiliza.

“A nossa avaliação é que nós progredimos bastante. Também precisamos ter uma margem de segurança e o próprio tempo da apuração. Nós pretendemos melhorar evidentemente esse tempo. Estamos fazendo investimentos maciços em tecnologia, sobretudo na identificação biométrica dos eleitores”, disse o ministro.

Segundo Ricardo Lewandowski, apesar da disputa acirrada entre os dois candidatos à presidência da República, as eleições transcorreram em clima de paz e tranqüilidade em todo o país. “Esse resultado representa uma vitória do povo brasileiro. Um povo pacífico, ordeiro, trabalhador e honesto e representa também a consolidação definitiva das instituições republicanas, sobretudo da Justiça Eleitoral”, afirmou o presidente do TSE em entrevista coletiva concedida à imprensa no Centro de Divulgação das Eleições 2010.

*As informações são do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário