quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TRT potiguar tem novo desembargador

Novo desembargador recebe a Medalha do Mérito Djalma Aranha Marinho
Novo desembargador recebe a Medalha do Mérito Djalma Aranha Marinho

Um clima de forte emoção marcou a solenidade de posse do novo desembargador federal do trabalho do Rio Grande do Norte. O juiz Joaquim Sílvio Caldas, titular da 5ª Vara do Trabalho de Natal, assumiu na manhã desta quinta-feira (21) a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Raimundo Oliveira, em outubro de 2007.

A nomeação de Joaquim Silvio Caldas a desembargador foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Após a entrada dos desembargadores, o presidente do TRT 21, José Barbosa Filho, abriu a sessão e convocou os desembargadores Ronaldo Medeiros e Júnior Rego para introduzir o empossando ao plenário.

Na oportunidade, Joaquim Sílvio Caldas proferiu o juramento, assinou o termo de posse e em seguida foi conduzido ao seu assento na bancada, enquanto o desembargador presidente facultava a palavra aos demais integrantes da Corte.

O primeiro a saudar o desembargador empossado foi o desembargador Carlos Newton, que ressaltou a postura ética segura e inabalável do homenageado: “o julgador além de ético tem que ser um homem sensível e doutor Sílvio Caldas é assim, tem a sensibilidade dos poetas”.

Já o desembargador Eridson Medeiros fez questão de frisar que o novo desembargador é um vitorioso por ter conseguido que a magistratura brasileira abrisse caminho para que outros juízes possam ser nomeados desembargador após os 65 anos de idade.

“As pessoas não procuram os cargos, os cargos procuram as pessoas”. Foi assim que a desembargadora Perpétuo Wanderley iniciou a sua saudação, e arrematou dizendo que “nesse momento o cargo se une à uma pessoa de sensibilidade”.

De pés descalços simbolizando a humildade, a desembargadora Maria de Lourdes Leite usou um tom religioso para ilustrar o seu discurso, lembrando a todos os presentes da presença de Deus.

Em suas palavras, o vice-presidente Ronaldo Medeiros frisou que a posse do desembargador Sílvio Caldas simbolizava um marco na história da magistratura brasileira e agradeceu a vitória em favor de toda a categoria.

Encerrando as homenagens, o presidente José Barbosa Filho falou sobre a carreira do empossado e de sua contribuição para a instituição. Também fez agradecimentos pontuais às pessoas que lutaram para a realização dessa posse e finalizou dizendo: “o doutor Sílvio Caldas está consolidando o anseio de uma categoria”.

Por fim, o desembargador Sílvio Caldas fez o seu pronunciamento agradecendo as manifestações de apreço. Visivelmente emocionado, o novo desembargador recorreu às palavras de Charles Chaplin para expressar a sua satisfação em assumir o cargo e foi aplaudido de pé pelos presentes.

Ainda durante a solenidade, o desembargador Sílvio Caldas foi agraciado com a outorga da medalha do Mérito Judiciário Djalma Aranha Marinho.

O evento foi muito prestigiado e contou com a presença de juízes, servidores, advogados e amigos do empossado.

Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário