terça-feira, 16 de outubro de 2012

Com a votação eletrônica, apuração do Quinto Constitucional deverá durar menos de meia hora

Faltando apenas uma semana para a eleição do Quinto Constitucional, está praticamente tudo acertado para o dia do pleito. Os advogados do RN irão escolher através de voto eletrônico os seis representantes para irão compor a lista sêxtupla do Quinto Constitucional. A votação irá das 9h às 17h, em Natal (Centro de Convenções) e nas sedes das Subseccionais em Mossoró, Caicó, Assu, Macau e Pau dos Ferros.

Em Natal, o Centro de Convenções receberá 13 postos de votação, enquanto 02 serão instalados em Mossoró e 01 nas demais Subseccionais. O voto eletrônico será feito em computador através de um sistema similar ao da urna, porém com a interface diferente. Ao chegar ao posto de votação, o advogado verá na tela a lista completo dos 20 candidatos, com nomes, fotos e numeração. Para fazer o seu voto ele deverá apenas clicar em cima de cada candidato de sua escolha.

Apesar de ser uma votação em lista sêxtupla, o advogado poderá escolher quantos candidatos for de seu interesse a anular os demais votos clicando no botão “BRANCO”. O presidente da Comissão Eleitoral, Carlos Gomes, lembra que não é possível votar mais de uma vez no mesmo candidato. “Nós fizemos um cálculo e cada advogado deve levar em média meio minuto para realizar o seu voto, o sistema é muito simples, didático”, registra.

Com a votação eletrônica a apuração das urnas não deverá ultrapassar meia hora. “Os votos serão computados em uma central assim que encerrarmos cada posto. Em seguida devemos consultar as demais cidades para saber sobre o encerramento. Só divulgaremos quando tivermos a certeza de que a eleição foi encerrada e todos os votos do estado foram computados, o que não deverá levar mais de meia hora”, explica o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário