quinta-feira, 24 de maio de 2012

Caminhada Histórica Cultural

Começou no dia 22 passado a troca de camisas para a I Caminhada Histórica de Mossoró - História e Cultura, Passo a Passo, no Supermercado Cidade Alternativo (rua João da Escóssia, ao lado do Cemitério São Sebastião). As camisetas são fornecidas mediante doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis.

As doações serão entregues a entidades filantrópicas de Mossoró, como a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), Instituto Amantino Câmara, e os projetos sociais desenvolvidos pela Irmã Ellen, na Lar da Criança Pobre.

Caminhada Histórica de Mossoró será realizada no próximo sábado, e é oportunidade para conhecer e resgatar a história da cidade, que se orgulha de ter sido palco de importantes fatos históricos do Rio Grande do Norte e do Brasil, como o pioneirismo na libertação dos escravos e a expulsão do bando do cangaceiro de Lampião.

A concentração será às 15h, na praça do Museu Lauro da Escóssia, no centro da cidade. A Caminhada percorrerá os 17 monumentos históricos que compõem o corredor cultural da cidade, até chegar à Estação das Artes Elizeu Ventania.

Passará pela Loja Maçônica 24 de Junho, Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, Estátua da Liberdade, prédio da União Caixeiral, praça Vigário Antônio Joaquim, Monumento ao Governador Dix-sept Rosado Maia, Catedral de Santa Luzia, Largo Monsenhor Huberto Bruening, Câmara Municipal de Mossoró, praça Rodolfo Fernandes, Praça do Codó, Igreja de São Vicente, Palácio da Resistência, Memorial da Resistência, Teatro Dix-huit Rosado e Estação das Artes Elizeu Ventania.

A pesquisa histórica dos monumentos que compõem o percurso foi realizada pelo historiador Geraldo Maia. O professor Sávio Marcellus é o coordenador cultural do evento. Todo o percurso será acompanhado por guias, que irão explicar aos participantes a importância histórica de cada monumento, constituindo-se assim em uma grande aula de história ao ar livre.

A Caminhada Histórica de Mossoró é uma realização da Viva Promoções, empresa que já realiza a Caminhada Histórica de Natal há cinco anos. O evento está consolidado em Natal, já fazendo parte do calendário anual da cidade. 

Além de um exercício para o corpo e a mente os participantes vão contribuir com a doação de alimentos para instituições de caridade de Mossoró, já que as camisetas do evento estarão sendo trocadas por dois quilos de alimentos não-perecíveis com esse objetivo.

Os participantes da Caminhada, identificados com a camiseta do evento, concorrerão a uma viagem com acompanhante para um dos mais concorridos pontos históricos do país: o corredor cultural de Salvador, com direito a traslado e hospedagem. Também será sorteado entre os participantes um final de semana no Hotel Thermas Resort.

Nenhum comentário:

Postar um comentário