sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sinte marcou para o dia 3 de outubro indicativo de greve

Um indicativo de greve está marcado para o dia três de outubro na rede estadual de ensino em virtude do não cumprimento do plano de cargos dos funcionários do setor. Um movimento paredista foi encerrado recentemente, mas o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) do RN vai paralisar as atividades por um dia e adverte que a greve poderá se alastrar.

“Tivemos uma audiência com o secretário de Administração [José Anselmo] e ele nos garantiu que em relação ao magistério tudo será cumprido. Entretanto, os onze mil colaboradores do Sinte – demais funcionários que mantém as escolas – não serão agraciados. Vamos paralisar no próximo dia três, porque lembramos que uma escola não funciona sem merendeira, asg, técnicos etc”, comentou Fátima Cardoso.

A informação de uma suposta greve foi levantada no Jornal 96 desta sexta-feira, no qual a entrevistada, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) criticou a atuação do Governo do Estado na última greve dos professores. “Foi desastrosa a maneira como o Estado administrou isso. O sindicato está convocando a categoria a refletir sobre o não cumprimento. Espero que haja bom senso”.

Fátima ampliou a questão e disse que, nacionalmente, a Comissão de Educação da Câmara articula um diagnóstico para saber quais municípios estão cumprindo a lei que institui o piso do magistério. “Os resultados da educação dependem de professores bem remunerados”, comentou.

Na semana em que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados, Fátima lamentou a expressividade do Rio Grande do Norte na avaliação. Ela lembrou que todas as escolas públicas classificadas entre as 20 melhores são unidades geridas pelo Governo Federal e disse ainda que o novo programa de expansão dessa rede contemplará seis escolas no Estado.

“O Pronatec [O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego] já foi aprovado pela Câmara e deverá ser sancionado – antes de passar pelo Senado – até novembro pela presidente Dilma. Ele tem essa ação de expansão de vagas da rede técnica profissional, e aqui no estado temos a proposta para construção de seis escolas”, informou a deputada.

Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário